Devoradores de dejeto, lodo e lama, os Punariti são exímios escavadores e nadadores. Possuem uma bolsa ventral onde armazenam um ácido que os ajuda a dissolver carcaça e pedra.
Em combate, eles atacam com sua mordida e costumar "marcar" seus adversários com um pequeno jato de seu ácido, que não chega a causar dano, mas ilumina suas vítimas aos olhos de todos durante 4 horas e aos olhos dos que possuem infravisão pelas próximas 20 horas.
Nas margens apresenta um andar desajeitado e aparência semelhante a um cachorro, porém, ao se sentir ameaçado rapidamente se enterra tornando a aparecer apenas quando se sente seguro ou quando a fome o vence.
Encurralados, eles viram de barriga pra cima, uma última tentativa desesperada de oferecer a bolsa ventral cheia de ácido, que se perfurada jorra ácido em grande quantidade no atacante.
Possuem longas orelhas, patas escavadoras anteriores e nadadeiras posteriores, são cobertos por escamas e longos pelos em constante queda e crescimento.
CA 13 HD 1 (4 hp) Atq 1 mordida +1 (1d6) MOV 6m (na água) 3m(tunelando) 1,5m (andando) SV F0 ML 7 AL N A.Especial Ácido save vs wand ou 'marcado' Se a bolsa for perfurada save vs wand ou 1d4
De punaré (ou punari), mamífero roedor da família dos equimídeos, do gênero Thricomys, rato silvestre dotado de grande cauda peluda e escura (D'Abbevile, Histoire, 251v) + ty (rio, água).
Nenhum comentário:
Postar um comentário