Utilizarei esse blog para desenvolver e adaptar aventuras de rpg com elementos dos povos originários e migrantes da américa do sul, principalmente os tupi e povos sambaquieiros.
Senti essa necessidade pois os meus próprios cenários de fantasia contém elementos que desfavorecem o uso de estrangeirismos e palavras em inglês. Utilizo frequentemente palavras ou construo neologismos a partir de dicionários de tupi antigo para substituir esses termos.
Essa vontade nada tem a ver com identirarismo no sentido de que quem joga deva encontrar-se ou ver-se nos jogos, tampouco tem viés educativo. O grande incentivador é colher e ajudar a frutificar os elementos fantásticos da nossa terra e do nosso povo que melhor convivem e expandem as aventuras de espada e feitiçaria.
Toda nomenclatura, toponímia, etmologia nesse blog é subordinada à fantasia, sem pretensão de estudo acadêmico e com simpatia ao movimento de renascimento do tupi antigo e do uso do nheengatu.
O nome do blog é uma homenagem ao movimento OSR, construído pela reduplicação de 'ar-' (nascer) e 'umuana' (velho, antigo), fazendo referência ao renascimento da língua que todo mundo entende e do jogo que todo mundo joga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário